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Alunos de Engenharia Florestal experimentam a vivencia florestal.

  • Published: Thursday, 22 August 2019 13:46
  • Last Updated: Thursday, 22 August 2019 13:49

O ajustamento do aluno ao contexto universitário deve ser considerado como um processo multifacetado, construído no cotidiano das relações estabelecidas entre o aluno e a instituição. Assim, aspectos relativos ao acadêmico - a sua história de vida, suas expectativas, habilidades e demais características e a qualidade do esforço estudantil, representado pelo envolvimento com a sua própria aprendizagem e desenvolvimento - desempenham um importante papel para a integração, e com os componentes da instituição, isto é, sua comunidade, sua estrutura e elementos organizacionais, que são essenciais, podendo facilitar ou não esse processo 

Então, o processo de ajustamento ao contexto universitário é complexo e multidimensional, e envolve diversos fatores, tanto de natureza intrapessoais como de natureza contextual sendo fundamental que as instituições proporcionem aos seus estudantes as condições adequadas para que experimentem satisfatório conforto acadêmico, importante indicador da qualidade institucional e essencial para a qualidade da aprendizagem.

Com o objetivo de oportunizar a discentes de engenharia florestal, espaço para praticar atividades diretamente vinculadas ao meio profissional, levando a reflexão da importância de estabelecer um bom fundamento teórico, para situações reais da vida profissional, permitindo-lhe a integração dos conhecimentos teórico-práticos, aliado à experiência pessoal, o Programa de Educação Tutorial do curso de graduação em Engenharia Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia vem desenvolvendo ao longo de 2019 o projeto “Vivência Florestal”

O projeto se sustenta no reconhecimento da relevância e promoção da qualidade da vivência acadêmica como um desafio que encerra uma responsabilidade repartida, que engloba tanto uma nova filosofia curricular dos cursos e a organização das universidades, como a participação dos estudantes e das suas organizações estudantis. "o processo de integração ocorre na interação entre estudante e instituição e deve ser compreendido de maneira recíproca e dinâmica em que estudantes também são ativos na modificação do ambiente institucional". Barros, Schleich (2006, p. 29).

O projeto está estruturado em três ciclos: I – básico, ofertado a alunos ingressantes no curso, procura aproximar estes das principais áreas do curso, envolvendo os recém alunos no contexto da atuação profissional; II – Intermediário, ofertado a alunos que já concluíram 70% da matriz curricular e já detém conhecimento teórico sobre os temas que promovem conhecimento estrutural para atuação profissional; III – profissionalizante, busca trabalhar com os discentes concluintes do curso a sua colocação no mercado de trabalho, procurando integrar os mesmos com as principais áreas do mercado.

No período de 12 a 16 de agosto, aconteceu na Fazenda Escola de Castanhal (Instituto Sócio Ambiental e dos Recursos Hídricos da UFRA) o ciclo intermediário, do qual participaram 25 alunos incluindo dos cursos ofertados nos campi de Belém, Capitão Poço, Paragominas e Parauapebas e alunos da Universidade do Estado do Pará do campus de Belém.

Durante os dias do curso os alunos receberam orientações para executarem um inventário florestal, incluindo todas as etapas, desde o georreferenciamento da área, sobre a legislação pertinente, planejamento e delineamento experimental, identificação de espécies entre outros, de forma que atuaram na coleta de dados, coleta, análise e interpretação dos dados culminando na elaboração do documento final.

O modo como cada estudante experimentou esse período foi único, e o espaço propiciado buscou garantir a integração necessária para enfrentar múltiplas e complexas tarefas e solucionar os desafios propostos pela vivência acadêmica em quatro domínios principais - pessoal, social/interpessoal, acadêmico/estudo, e vocacional/carreira.

O projeto terá continuidade ao longo do ano com a execução do III ciclo, aguarde.

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