PROJETO QUINTAIS AMAZÔNICOS MARITUBENSES CONTA COM A PARCERIA DA UFRA EM AÇÕES DE PESQUISA E EXTENSÃO
Os quintais urbanos são agroecossistemas voltados para atender as demandas familiares, onde se cultivam hortaliças, plantas ornamentais, plantas medicinais, árvores frutíferas e se criam pequenos animais. Além da produção de alimentos, destacam-se outras motivações para manutenção desses espaços, como: a questão cultural, econômica, o gostar e o prazer em plantar, a importância dada a valores, costumes e hábitos rurais, além do cultivo como ocupação e terapia.
O projeto Quintais Amazônicos Maritubenses surgiu a partir da necessidade de soluções sustentáveis para o aproveitamento produtivo de quintais urbanos em Marituba, visando despertar junto aos moradores de baixa renda dos bairros Nova União, São Francisco e Bairro Novo o interesse por práticas que associem a destinação adequada do lixo e a produção de alimentos. Estes bairros concentram 23,2% da população do município, sendo que 42,4% das famílias residentes obtêm rendimentos mensais inferiores a meio salário mínimo.
A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) desenvolve ações de pesquisa e extensão junto ao projeto desde o seu início, em 2018. O professor Marcos Antônio Souza dos Santos, do Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos (ISARH) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGAGRO), destaca que nesse período 12 alunos de graduação e pós-graduação participaram do projeto, desenvolvendo ações de orientação técnica junto às famílias beneficiárias.
Conheçam um pouco mais do projeto assistindo a reportagem divulgada no programa É do Pará no dia 23 de abril de 2022. Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/e-do-para/edicao/2022/04/23/videos-e-do-para-de-sabado-23-de-abril-de-2022.ghtml
Maiores informações podem ser obtidas junto ao professor Marcos Antônio Souza dos Santos no e-mail: marcos.santos@ufra.edu.br