Ir direto para menu de acessibilidade.

PROFOR-EXT UFRA: DESENVOLVIMENTO RURAL E REFORMA AGRÁRIA

• Publicado: Terça, 18 Junho 2024 12:21
  • Última Atualização: Terça, 18 Junho 2024 12:41
  • Acessos: 1085

O Programa de Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e Contribuições para Agenda 2030 abrange atividades de ensino, pesquisa e extensão sendo financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Agrária (INCRA).

O programa tem amplitude nacional e tem por objetivo fortalecer a formação de técnicos e jovens assentados de reforma agrária e territórios tradicionais para a realização de atividades de assistência técnica e extensão rural destinadas à agricultura familiar brasileira, a serem desenvolvidas pelas universidades, institutos federais e universidades estaduais. No estado do Pará, a Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e a Universidade Federal do Pará – UFPA foram as únicas universidades do norte do Brasil selecionadas para desenvolver as atividades do programa.

Cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão sob o nº PJ044/2024 sob coordenação Regional da professora Ruth Helena Cristo Almeida, do Instituto Socioambiental e dos Recursos Híbridos – ISARH e supervisionado pelos docentes da UFRA Capitão Poço, Raimundo Thiago Lima da Silva e Walmer Bruno Rocha Martins. O projeto terá como foco ações voltadas à construção do conhecimento com produtores rurais por meio da execução de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) participativa e com contribuições voltadas ao fortalecimento das estratégias alinhadas à necessidade de repensar o futuro da agricultura familiar, apoiando estrategicamente seu processo de transformação e promovendo o desenvolvimento regional e nacional. Além de docentes, o projeto conta com a colaboração de técnicos administrativos, egressos, discentes e 10 jovens, selecionados nos assentamentos que serão assistidos pelo projeto.

Seminário marca abertura dos Trabalhos - Seminário "Marco Zero"
No dia 27 de junho de 2024, com início às 8:30h, ocorrerá um seminário de abertura do projeto, no auditório da UFRA Campus de Capitão Poço, com a presença dos trabalhadores rurais dos Assentamentos Carlos Lamarca, PA Itabocal e PA Vale do BACABA e de Instituições como INCRA, EMATER, SINDICATO DE AGRICULTORES RURAIS e SECRETARIAS dos municípios de Capitão Poço, Irituia e Mãe do Rio.

Para mais informações, acesse o site do Ministério de Desenvolvimento Agrário (https://www.gov.br/mda/pt-br) e o Instagram do programa a nível nacional (@proforext.br) e do projeto Formação em ATER para Assentamentos de Reforma Agrária e contribuições para Agenda 2030.
foto1_2.jpegfoto2_2.jpegfoto3_2.jpeg
registrado em: